segunda-feira, 31 de maio de 2010


Rua Vitória Bezerra, s/n - Bairro São Francisco
CAJAZEIRAS-PARAÍBA


ASSIM TUDO COMEÇOU






ASCAMARC surgiu com o objetivo de buscar o sustento de 33 (trinta e três) famílias que, hoje, sobrevivem do lixo coletados em algumas ruas e no "aterro sanitário" de Cajazeiras-PB.
Seus sócios são homens e mulheres, jovens e adultos, em sua maioria analfabetos, excluídos da sociedade e sem condições de trabalho, os quais retiram seu sustento e criam seus filhos vendendo os produtos retirados do lixo.
A ASCAMARC tem estatuto próprio e seu objetivo é contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente, através de ações que integram escolas e instituições de ensino superior na coleta seletiva, como também, melhorar as condições de vida de seus associados.
Atualmente, a ASCAMARC vem tentando implementar um projeto de coleta seletiva com o apoiodo PASPP (Programa de Ação Social de Políticas Públicas da Diocese de Cajazeiras), da CÁRITAS (Organismo da CNBB), e de algumas escolas estaduais e instituições de ensino superior, todos imbuídos em levar às futuras gerações uma preocupação maior com o meio ambiente..






FOTOS





O QUE É COLETA SELETIVA?



A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem. É o ato de separar o material reciclável (papel, vidro, metal e plástico).
Grande parte do material enviado para o aterro sanitário é reciclável, ou seja, poderia estar retornando para as indústrias como matéria-prima e gerar economia dos recursos naturais.





PASSO A PASSO COM A COLETA SELETIVA

APRENDA A SEPARAR

1. Primeiramente, identifique em sua casa, os materiais e embalagens que são recicláveis.
2. Na sua casa, não deixe que os materiais recicláveis sejam misturados ao lixo comum. separe-os e coloque numa sacola plástica os materiais recicláveis, ou seja, papel, plástico, papelão, vidro e metais.

3. O trabalhador da associação recolherá sua sacola no dia e hora combinados.

4. As embalagens de bebida e alimentos devem ser previamente lavados e secas. Os papeis e papelões não devem ser amassados, mas dobrados, para não ocuparem muito volume.

Seguindo esses passos voce estará colaborando com a qualidade de vida de nossa cidade e ajudando na renda mansal das famílias dos associados.

Os materiais que você separar e destinar à coleta seletiva serão reciclados por várias indústrias e se transformarão em novos objetos, embalagens de papéis, caixas, cordas. etc.



RELAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

PLÁSTICOS

Recicláveis

Utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, desinfetante, álcool, vinagre, material de limpeza/higiene, copinhos de café, água, potes de margarina, manteiga, canos e tubos, sacos plásticos, embalagens de biscoito, café, salgadinhos, chips, batatas, macarrão, etc.

Não recicláveis

Cabo de panela, tomadas

- - - - - - - - - - - - - -

PAPÉIS

Recicláveis

Jornais, revistas, folhas de cadernos, agendas, formulários de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópia, envelopes, provas, rascunhos, cartazes velhos, folhas de cartolina e outros papéis similares, embalagens tipo longa vida de leite, achocolatados e outros.

Não-recicláveis

Etiquetas adesivas, papel carbono, fita crepe, paéis sanitários, paéis plastificados, metalizados e parafinados, papeis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias.

- - - - - - - - - - - - - -

VIDROS

Recicláveis

Vidros de maionese, azitonas, palmito, leite de coco, pimenta, garrafas de água mineral, refrigerantes, cerveja, vinho, whisky, etc.

Não-recicláveis

Eselhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, porcelana, tudos de tv.

- - - - - - - - - - - - - -

METAIS

Recicláveis

Latas de óleo, azeite, salsicha, leite em pó, refrigerante, cerveja, goiabada, ervilha...

Embalagens de marmitex (alumínio), sucatas, panelas, fios de cobre, aço inox, desodorante spray, canecos, clips, grampos, etc.

Não-recicláveis

Esponja de aço







domingo, 30 de maio de 2010

ASCAMARC REALIZA REUNIÃO EM 05 DE MAIO DE 2010

bvbvbvbvvbvbv
bvbvbvbv
bvbvbvbvbvbvbvbvbvbvbbbbbbbbbvbvvvvvbb jnjnj njn nj jjnjnj njnjn njnj n